SOBRE A SPCP

Promoção das boas práticas de Coaching em Portugal

A SPCP visa divulgar a atividade de Coaching em Portugal e as suas boas práticas. Surge também como resposta a algumas necessidades sentidas no mercado português de mais clarificação sobre esta atividade, sua real distinção de outras intervenções e os parâmetros de atuação ética, excelência e qualidade profissional.

Sociedade Portuguesa de Coaching

Compromisso e propósito da SPCP

A Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional – SPCP está comprometida com o propósito de contribuir para a divulgação das boas práticas profissionais de Coaching, segundo princípios éticos e de atuação invioláveis.

Missão

  • Difundir o Coaching, contribuindo para a promoção na comunidade (órgãos de comunicação social, escolas, universidades, sociedade em geral…) do esclarecimento do que o acompanha, promovendo as boas práticas da sua atuação
  • Promover as boas práticas e o desenvolvimento do Coaching no nosso país, sob os pilares da Ética e Qualidade Profissional

Valores

Os Valores que nos guiam nas nossas ações e comportamentos:

  • Ética, Integridade e Transparência: as nossas ações estão orientadas para a seriedade, a transparência e a ética, estando comprometidos com a nossa o visão do Coaching como profissão digna e que contribui para um mundo melhor
  • Qualidade e Excelência: pautamos a nossa atuação pelo profissionalismo e qualidade visível nas nossas intervenções e eventos
  • Desenvolvimento: acreditamos no desenvolvimento constante do potencial humano
  • Partilha e União: acreditamos na partilha de conhecimentos e experiências como forma de evolução e progressão constantes

Eventos promovidos pela SPCP

  • Ações de divulgação e sensibilização na sociedade portuguesa sobre Coaching e as suas boas práticas 
  • Ações de divulgação nas escolas – Coaching Educacional
  • Ciclos de debates e tertúlias

A falta de uma regulamentação específica e de uma entidade oficial que regule mais concretamente esta atividade profissional, dá aso a que possam existir atuantes no mercado com elevado despreparo profissional, formações inadequadas e desconhecimento dos parâmetros comportamentais éticos e adequados em Coaching, o que origina um mau serviço, podendo ferir a imagem do Coaching.

De forma a incentivar esta atividade, foram surgindo ao longo dos anos e em vários países do mundo, diversas entidades comprometidas em divulgar uma imagem correta do Coaching, estabelecer e manter altos padrões para o Coaching Profissional e proteger os interesses dos clientes.

É neste contexto que surge a Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional – SPCP, fundada pelo Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão, impulsionada pela firme convicção de que o exercício da atividade profissional em Coaching merece ser reconhecido e visto pela comunidade em geral como uma profissão séria, exercida por profissionais devidamente acreditados e guiados por princípios éticos e de atuação invioláveis.