Código de ética SPCP

Princípios éticos do Coach

I – Honrarei a profissão de coach

1.1. Não farei qualquer afirmação falsa ou enganosa relativa aos serviços que ofereço como coach (quer para particulares, quer para empresas) ou ao âmbito da profissão de coach.

1.2. Estarei atento à existência de questões pessoais que possam entrar em conflito, dificultar, interferir ou prejudicar o meu desempenho como coach profissional e, caso se manifeste como o adequado, suspenderei ou darei como terminada a minha relação de coaching com o cliente.

1.3. Reconhecerei que é o coachee que, pelo seu esforço e contribuição, atinge as suas metas. Não atribuirei a mim mesmo o mérito do percurso do cliente e dos seus sucessos.

1.4. No âmbito da minha obrigação de confidencialidade:

a) Guardarei registos relativos ao meu trabalho como coach, assegurando a segurança e privacidade dos mesmos. Eliminarei quaisquer registos se o cliente o exigir ou quando, em consciência, reconheça perigo para a sua privacidade.

b) Manterei confidencialidade relativamente a todas as informações do cliente e do patrocinador.

c) Estabelecerei um acordo claro sobre como a informação do coaching será trocada entre o coach, o cliente e o patrocinador (quando aplicável) e respeitarei sempre os termos desse acordo.

1.5. Procurarei evitar conflitos de interesse, ainda que potenciais e denunciarei os mesmos quando surgirem, ainda que isso implique terminar a relação de coaching.

1.6. Não obterei qualquer vantagem ou proveito pessoal, profissional ou monetário do relacionamento de coaching, exceto o proveniente da remuneração acordada no contrato escrito ou acordo verbal.

II – Terei uma conduta profissional no relacionamento com os clientes e patrocinadores

2.1. Atuarei com integridade e honestidade durante todo o relacionamento profissional que manterei com o cliente e patrocinadores.

2.2. Jamais manterei qualquer envolvimento do foro íntimo ou pessoal com o(s) cliente(s) ou patrocinador(es) durante o relacionamento de coaching.

2.3. Terei acordos ou contratos claros com os meus clientes e patrocinadores, ficando explicitado, de forma clara, os termos da prestação dos serviços e relacionamento de coaching. Honrarei todos os acordos ou contratos assumidos no contexto de relacionamentos profissionais de coaching.

2.4. Não darei, aos meus potenciais clientes ou patrocinadores, informações ou sugestões que eu acredite serem enganosas, falsas ou prejudiciais para os mesmos.

2.5. Terei o cuidado de, antes de iniciar o processo de coaching, explicar cuidadosamente ao meu cliente e/ou patrocinadores a natureza do coaching, como se desenrola o processo, a definição de responsabilidades, os termos de confidencialidade e outras informações que sejam relevantes para garantir o perfeito esclarecimento dos mesmos. Visarei também as normas, procedimentos e acordos financeiros constantes do contrato de coaching, assim como o acordo sobre o tipo, duração e regularidade das sessões.

Garantirei que o cliente e/ou o patrocinador compreendam a natureza das informações.

2.6. Respeitarei as perceções, estilo de aprendizagem e maneira de ser do cliente, apoiando-o continuamente a explorar oportunidades essenciais às metas estabelecidas.

2.7. Não farei qualquer declaração enganosa ou falsa sobre o meu cliente ou patrocinador.

2.8. Respeitarei o direito das partes de terminar o relacionamento de coaching em qualquer momento durante o processo, sujeito aos termos que tenham sido estabelecidos no contrato.

Estarei atento às indicações de que o cliente possa não estar a sentir-se beneficiado pelo nosso relacionamento de coaching e, caso entenda, em consciência, que ele sairia mais beneficiado com os serviços de outro coach ou recorrendo a outro processo diferente do coaching, dar-lhe-ei essa indicação.

III – Compromisso de ética

Como Coach Profissional inscrito na Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional (SPCP), eu conheço e concordo em cumprir as minhas obrigações éticas perante os meus clientes e responsáveis, colegas e para com o público em geral.

Estou comprometido em cumprir todos os ítens do Código de Ética e praticá-los com todos aqueles a quem presto os meus serviços profissionais como coach.