O QUE COACHING NÃO É?

Confunde-se muitas vezes Coaching com outro tipo de abordagens!

Defendemos o Coaching como um processo de desenvolvimento humano para o alcance de determinados objetivos, em que o Coach é um elemento facilitador desse desenvolvimento, distinguindo-se do Motivador, do Conselheiro, do Terapeuta, do Consultor ou do Palestrante.

Trata-se de um processo estruturado e prático que se desenrola ao longo de várias sessões de Coaching, elas mesmas também com uma determinada estrutura/fases. Durante o processo, são utilizadas diversas ferramentas para ajudar o coachee no seu desenvolvimento, sendo este estimulado à reflexão sobre a situação que traz para o processo, ativação de recursos e descoberta de novas opções e à definição de um plano de ação que lhe permita alcançar os resultados que ambiciona. O coachee é, assim, estimulado à sua própria responsabilização pelo desenho do seu caminho e alcance do que deseja – o Coach:

  • NÃO é um motivador nem um palestrante que faz discursos apelativos ou frases bonitas
  • NÃO é um conselheiro que dá conselhos sobre como o outro deve conduzir o seu caminho
  • NÃO é um consultor com soluções para o coachee
  • NÃO é um terapeuta e NÃO pode sequer substituir-se ou interferir ao trabalho de um Psicólogo

QUERO SER COACH!

O serviço de Coaching deverá ser prestado por profissionais qualificados, tecnicamente bem preparados e que dominem as competências fundamentais e o processo, ao mesmo tempo que se comprometem com um Código de Ética e de boas práticas que norteia a sua atividade.

O COACH NÃO É UM TERAPEUTA, NEM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL, NÃO DEVENDO, ENQUANTO TAL, APRESENTAR-SE COMO TAL. DE IGUAL MODO, A SUA ATUAÇÃO NÃO PODE VISAR INTERFERIR, EQUIPARAR-SE OU SUBSTITUIR-SE AO TRABALHO DO PSICÓLOGO OU DE OUTRO PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL.

Como escolher uma formação em Coaching?

Recomendações na hora de escolher um curso de Coaching

Quer procure um curso de Coaching para o seu próprio desenvolvimento pessoal e/ou de competências, quer para se tornar um Coach Profissional, é fundamental ter em conta pelo menos:

1 – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: recomendamos que sejam tecnicamente abrangentes, fornecendo diversas ferramentas e englobando diversificadas abordagens em Coaching. Deve ainda ser clarificada a distinção entre Coaching e outras disciplinas assim como ser abordadas as competências basilares para a prática do Coaching, entre eles os princípios éticos e padrões profissionais. Entre os conteúdos mínimos a abordar numa Certificação em Coaching Profissional devem constar os seguintes:

  • As fases do processo de Coaching e como iniciar, conduzir e finalizar processos de Coaching
  • As fases da sessão de Coaching e como iniciar, conduzir e finalizar sessões de Coaching
  • Principais modelos /ferramentas de Coaching
  • Padrões éticos e boas práticas do profissional Coach

2 – METODOLOGIA: a metodologia seguida no curso deverá ser essencialmente prática, dado que estamos perante um processo de desenvolvimento humano (e este apenas se dá na prática, não bastando a mera compreensão teórica ou concetual)

3 – CURRÍCULO DOS FORMADORES: recomenda-se que o formador principal (head trainer) possua certificação como Trainer em Coaching e uma experiência de pelo menos 5 anos como Coach e Formador

Segue abaixo os requisitos mínimos que a SPCP defende para a qualidade dos programas formativos em Coaching:

1. A percentagem das componentes prática/teórica do curso deverá será de um mínimo de 75/25 %. É necessário que seja contemplado um mínimo de 75% do curso para a sua componente prática

2. A componente prática deve operacionalizar-se através da metodologia experiencial de aprendizagem, recorrendo-se a diversos exercícios e dinâmicas praticas, quer individuais, quer grupais, de forma a estimular a participação ativa dos formandos

3. Entre os objetivos do programa formativo devem constar a aquisição e o desenvolvimento de competências basilares em Coaching

4. O programa formativo deve abordar vários modelos e/ou ferramentas de Coaching, de forma a proporcionar aos participantes uma maior diversidade de abordagens

5. O programa de conteúdos deve fazer menção à importância da observação dos padrões de ética na atuação em Coaching

6. A metodologia do curso deve enfatizar os métodos demonstrativo (através da exemplificação de ferramentas e práticas de Coaching), expositivo (para transmissão de conceitos, promovendo no final a interação com os participantes através da reflexão e debate conjuntos) e interrogativo (para feedback e monotorização da aprendizagem)

7. O programa formativo pode decorrer segundo a modalidade online

8. Os formadores do curso devem ser Coaches certificados e atuarem como Coaches Profissionais no ativo

9. Recomenda-se que o formador principal (head trainer) possua uma experiência de pelo menos 5 anos como Coach e Formador

Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional