Confunde-se muitas vezes Coaching com outro tipo de abordagens!
Defendemos o Coaching como um processo de desenvolvimento humano para o alcance de determinados objetivos, em que o Coach é um elemento facilitador desse desenvolvimento, distinguindo-se do Motivador, do Conselheiro, do Terapeuta, do Consultor ou do Palestrante.
Trata-se de um processo estruturado e prático que se desenrola ao longo de várias sessões de Coaching, elas mesmas também com uma determinada estrutura/fases. Durante o processo, são utilizadas diversas ferramentas para ajudar o coachee no seu desenvolvimento, sendo este estimulado à reflexão sobre a situação que traz para o processo, ativação de recursos e descoberta de novas opções e à definição de um plano de ação que lhe permita alcançar os resultados que ambiciona. O coachee é, assim, estimulado à sua própria responsabilização pelo desenho do seu caminho e alcance do que deseja – o Coach:
- NÃO é um motivador nem um palestrante que faz discursos apelativos ou frases bonitas
- NÃO é um conselheiro que dá conselhos sobre como o outro deve conduzir o seu caminho
- NÃO é um consultor com soluções para o coachee
- NÃO é um terapeuta e NÃO pode sequer substituir-se ou interferir ao trabalho de um Psicólogo
QUERO SER COACH!
O serviço de Coaching deverá ser prestado por profissionais qualificados, tecnicamente bem preparados e que dominem as competências fundamentais e o processo, ao mesmo tempo que se comprometem com um Código de Ética e de boas práticas que norteia a sua atividade. O COACH NÃO É UM TERAPEUTA, NEM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL, NÃO DEVENDO, ENQUANTO TAL, APRESENTAR-SE COMO TAL. DE IGUAL MODO, A SUA ATUAÇÃO NÃO PODE VISAR INTERFERIR, EQUIPARAR-SE OU SUBSTITUIR-SE AO TRABALHO DO PSICÓLOGO OU DE OUTRO PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL. |
Como escolher uma formação em Coaching?
Recomendações na hora de escolher um curso de Coaching
Quer procure um curso de Coaching para o seu próprio desenvolvimento pessoal e/ou de competências, quer para se tornar um Coach Profissional, é fundamental ter em conta pelo menos:
1 – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: recomendamos que sejam tecnicamente abrangentes, fornecendo diversas ferramentas e englobando diversificadas abordagens em Coaching. Deve ainda ser clarificada a distinção entre Coaching e outras disciplinas assim como ser abordadas as competências basilares para a prática do Coaching, entre eles os princípios éticos e padrões profissionais. Entre os conteúdos mínimos a abordar numa Certificação em Coaching Profissional devem constar os seguintes:
- As fases do processo de Coaching e como iniciar, conduzir e finalizar processos de Coaching
- As fases da sessão de Coaching e como iniciar, conduzir e finalizar sessões de Coaching
- Principais modelos /ferramentas de Coaching
- Padrões éticos e boas práticas do profissional Coach
2 – METODOLOGIA: a metodologia seguida no curso deverá ser essencialmente prática, dado que estamos perante um processo de desenvolvimento humano (e este apenas se dá na prática, não bastando a mera compreensão teórica ou concetual)
3 – CURRÍCULO DOS FORMADORES: recomenda-se que o formador principal (head trainer) possua certificação como Trainer em Coaching e uma experiência de pelo menos 5 anos como Coach e Formador
Segue abaixo os requisitos mínimos que a SPCP defende para a qualidade dos programas formativos em Coaching:
1. A percentagem das componentes prática/teórica do curso deverá será de um mínimo de 75/25 %. É necessário que seja contemplado um mínimo de 75% do curso para a sua componente prática
2. A componente prática deve operacionalizar-se através da metodologia experiencial de aprendizagem, recorrendo-se a diversos exercícios e dinâmicas praticas, quer individuais, quer grupais, de forma a estimular a participação ativa dos formandos
3. Entre os objetivos do programa formativo devem constar a aquisição e o desenvolvimento de competências basilares em Coaching
4. O programa formativo deve abordar vários modelos e/ou ferramentas de Coaching, de forma a proporcionar aos participantes uma maior diversidade de abordagens
5. O programa de conteúdos deve fazer menção à importância da observação dos padrões de ética na atuação em Coaching
6. A metodologia do curso deve enfatizar os métodos demonstrativo (através da exemplificação de ferramentas e práticas de Coaching), expositivo (para transmissão de conceitos, promovendo no final a interação com os participantes através da reflexão e debate conjuntos) e interrogativo (para feedback e monotorização da aprendizagem)
7. O programa formativo pode decorrer segundo a modalidade online
8. Os formadores do curso devem ser Coaches certificados e atuarem como Coaches Profissionais no ativo
9. Recomenda-se que o formador principal (head trainer) possua uma experiência de pelo menos 5 anos como Coach e Formador