Como escolher e contratar um Coach?

O que ter em conta na hora de escolher um Coach?

1 – Formação específica e qualificação

É importante averiguar as credenciais do profissional, a sua formação e qualificação técnica. É fundamental que o profissional possua uma sólida formação em Coaching e que esteja continuamente a investir em formação continuada, pois quanto mais abrangente e multidisciplinar for a sua formação, melhor. A formação contínua do Coach é essencial para o Coach Profissional e faz parte da sua profissão.

Assim, tenha também em atenção de que forma o Coach se tem focado no seu desenvolvimento na profissão, através de cursos de aperfeiçoamento, especializações e atualizações. Se ele próprio não investiu no seu auto -desenvolvimento profissional será mais difícil que possa conseguir compreender o seu Coachee e as suas necessidades evolutivas.

Tudo isto sem esquecer que a formação técnica fornece apenas a base para o trabalho do Coach. É na prática que o Coach se faz.

2 – Experiência

A experiência e competência de um coach não depende das suas skillss de marketing pessoal, do quanto ele se dá a conhecer no mundo digital ou do “número de likes” que obtém nas suas publicações pessoais. Por isso, além das qualificações formativas do Coach, é importante perceber a experiência prática efetiva que ele possui.  Assim, na hora de contratar um Coach, procure perceber há quanto tempo ele atua no mercado, com que tipo de situações tem trabalhado (foi mais procurado por clientes com questões de life coaching; foram mais as questões de business?…), que abordagens e ferramentas ele utiliza nos seus processos de Coaching, em que âmbito de atuação empresarial ele atuou como Coach…

No âmbito do Coaching Executivo é importante também que o profissional tenha  tido uma vivência no ambiente organizacional, uma vez que tal pode ajudá-lo a entender melhor o contexto do cliente (mas sempre sem opinar, julgar ou interferir).

3 – Área de atuação

Também é importante perceber a área em que o Coach trabalha. Um Coach, pela sua formação, está preparado para trabalhar nas mais diversas áreas, porém há Coaches que se foram especializando em áreas mais específicas, pelo que podem estar mais direcionados para os seus objetivos.

4 – Princípios éticos e de conduta

A observância do Código de Ética Profissional por parte do Coach é outro aspeto fundamental. O Coach é um profissional comprometido com determinados parâmetros e princípios éticos que guiam a sua conduta, entre os quais ressaltamos três: 

  • Confidencialidade: o Coach está comprometido com a observância do segredo profissional, pelo que se na primeira reunião o Coach lhe fornece dados de antigos clientes, é sinal de alerta
  • Respeito: para o Coach o interesse que prevalece é sempre o do seu cliente; o Coach tem um profundo respeito pelo ser humano e acredita no potencial do seu cliente, sem opinar ou interferir com sugestões pessoais, pois ele sabe que cabe ao Coachee encontrar os seus caminhos, fazer as suas escolhas e tomar as suas próprias decisões
  • Honestidade: o Coach deve ter consciência das suas limitações e não aceitar facilitar processos de Coaching para os quais não se sinta devidamente capacitado. A honestidade deste profissional traduz-se também no reconhecimento do momento em que o processo finalizou, sendo capaz de perceber quando é que outro tipo de processos é mais adequado ao cliente, encaminhado-o para outro profissional

5 – Sintonia com o profissional

É primordial que o seu Coach seja uma pessoa com quem tenha facilidade em se relacionar e que seja criada uma relação de confiança.

O processo de Coaching assenta numa parceria entre o Coach e o seu cliente. Sem confiança não há parceria. Para que a parceria entre o Coach e o Coachee seja eficaz, é necessário que se crie um clima de sintonia, confiança e cooperação.

COMPETÊNCIAS-CHAVE
Ressaltamos abaixo algumas das principais competências que o Coach deve possuir e demonstrar, entre outras:

Competências de Relacionamento interpessoal: o Coach é alguém que gosta de estar, trabalhar e lidar com pessoas, pelo que habilidades de relacionamento interpessoal mostram-se fundamentais
Saber lidar com as emoções do cliente: possuir equilíbrio emocional e saber lidar com as emoções do cliente, com tato, respeito e isenção (sem se deixar dominar ou afetar pelas emoções do cliente) é igualmente fundamental
Flexibilidade: é necessário também capacidade de aceitar e explorar perspetivas diferentes das suas, assim como de utilizar variadas ferramentas para trabalhar com o seu cliente, sempre com o intuito de o poder ajudar de forma mais eficaz e adaptada às suas necessidades
Capacidade de estabelecer um contexto de confiança e sintonia: é de suma importância que o Coach seja capaz de estabelecer sintonia com o seu cliente, mantendo uma relação assente na confiança e respeito mútuo. Implica criar um ambiente favorável a que o Coachee possa expor, de forma aberta, as suas questões
Competências efetivas de Escuta Ativa: ficar focado no cliente e não nos seus próprios pensamentos (“silêncio interno”) / Identificar e compreender as preocupações, objetivos, crenças e valores do cliente, demonstrando um interesse genuíno pelo cliente / Cultivar a mente a aberta
Saber formular Perguntas oportunas: o Coach não pressupõe que sabe o que o cliente pensa e como pensa: não pressupõe as estratégias de pensamento e ação do Coachee, antes coloca-lhe questões assertivas que:
O impulsionam a refletir e à tomada de consciência / Ampliam a sua perceção do mundo / Ajudam a clarificar os seus pensamentos, objetivos e necessidades / Levam-no à descoberta do seu potencial, partindo para a ação e superando obstáculos
Saber dar Feedback: através do feedback oportuno e específico, o Coach determina o comprometimento e a evolução do cliente, ao mesmo tempo que lhe fornece dados que o ajudam a melhorar o seu desempenho, sempre tendo em vista a obtenção dos objetivos pré-definidos
Estimular para o estabelecimento de Metas e Plano de Ações: o Coach estimula o seu cliente a estabelecer metas e objetivos adequadamente, apoiando-o na construção e implementação de um plano de ações exequível: Ajuda o Coachee a estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, realistas, definidos no tempo e alinhados com os seus valores / Acompanha e monitoriza a evolução da implementação do plano de ações, incentivando o Coachee, sempre que necessário, a reformular ajustes / Ajuda o Coachee a conscencializar-se da sua evolução e aprendizagens que vai somando ao longo do seu processo