O que não é Coaching?

 

Coaching

Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento humano que visa ajudar as pessoas a realizar os seus objetivos, baseando-se nas suas próprias competências e durante o qual descobrem as suas próprias soluções. A sua essência assenta no pressuposto de que as pessoas têm em si mesmas a capacidade de se auto-superar, de encontrar as suas próprias respostas e soluções e construir, assim, o seu próprio caminho.

Um Coach é um profissional, devidamente credenciado, que ajuda indivíduos, grupos ou organizações a alcançarem objetivos. Coaching é um processo de desenvolvimento de competências, no qual o cliente é instigado a tomar consciência do seu ponto de partida e a refletir sobre o seu futuro desejado, avaliar alternativas, fazer opções e implementar ações com vista à concretização desse futuro.

Em todo este processo, o Coach acompanha-o, numa relação de parceria. Trata-se de uma atividade profissional séria, que produz um grande impacto na vida dos pessoas. O Coach é um facilitador de transformações relevantes na vida dos seus clientes.

Nota importante!

Os Coaches membros da Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional – SPCP conhecem e comprometeram-se em cumprir o Código de Ética da Sociedade, estando por isso vinculados com determinados parâmetros e princípios éticos que guiam a sua conduta.

A Honestidade e a Integridade é um desses princípios. Por isso, o Coach deve ter consciência das suas limitações e não aceitar facilitar processos de Coaching para os quais não se sinta devidamente capacitado. Deve igualmente reconhecer o momento em que o processo finalizou, sendo capaz de perceber quando é que outro tipo de processo é mais adequado ao cliente, encaminhado-o para outro profissional.

Sempre que o Coach se aperceba que as questões a trabalhar com o seu cliente saiem da esfera do Coaching, não possuindo ele habilitação ou competências (técnicas ou emocionais) para as trabalhar, deve interromper de imediato o processo de Coaching e encaminhar o cliente para outro tipo de profissionais.

Em que é que o Coaching se diferencia de outras disciplinas e abordagens?

O Coach não diagnostica, não dá orientações, não aconselha e nem dá soluções. Ele proporciona ao seu cliente condições para que ele aceda e utilize melhor os recursos internos que já têm e que, por qualquer razão, não tem utilizado para alcançar os seus objetivos.

Coaching NÃO é:

  • Terapia
  • Mentoring
  • Counseling
  • Consultoria
  • Formação

O Coach não é um terapeuta:

  • O Coach não faz um diagnóstico de carácter clínico para depois implementar as intervenções que julgar necessárias
  • O Coach visa auxiliar o seu cliente a alcançar um objetivo pré-estabelecido, focando-se no futuro para ajudá-lo a encontrar, ele mesmo, as soluções e estratégias (o seu olhar está direcionado para o futuro, para aquilo que o cliente quer, apoiando-o a encontrar uma estratégia para o atingir)

O Coach não é um mentor:

  • Tal como no Mentoring, o Coaching está voltado para o futuro, tendo por base a situação atual
  • Porém, o Coach não dá conselhos nem serve de modelo para o seu cliente – ele não diz o que fazer, baseando-se na sua experiência e conhecimentos

Coach não é um counselor: 

  • O Coach não é um profissional que presta serviços de aconselhamento, através de um processo de orientação

O Coach não é um consultor:

  • O Coach não é um consultor, especialista na área de atuação do cliente ou do assunto em questão, que lhe  apresenta soluções
  • Não procura resolver questões do cliente, mas antes levá-lo a refletir  e a ser ele próprio a fornecer as respostas
  • O Coach não dá soluções ao seu cliente

O Coach não é um formador:

  • O Coach não é alguém que ensina ao outro qual a melhor técnica para atingir um objetivo – não ensina nem fornece respostas ou conhecimentos
  • Ele coloca questões que fazem o Coachee descobrir as suas respostas

 

© SPCP todos os direitos reservados