ÉTICA E BOAS PRÁTICAS

O serviço de Coaching deverá ser prestado por profissionais qualificados, tecnicamente bem preparados e que dominem as competências fundamentais e o processo, ao mesmo tempo que se comprometem com um Código de Ética e de boas práticas que norteia a sua atividade.

Um profissional de Coaching não se imiscui em áreas de trabalho de outros profissionais, nomeadamente o Psicólogo. E também não divulga afirmações incorretas sobre Coaching. Coaching não é uma solução milagrosa para tudo! Trata-se de um serviço indicado sempre que se demonstra que existe contexto para o Coaching e perfil para ser Coachee (o beneficiário do serviço de Coaching).

É preciso ter presente que, embora frequentemente confundidos, Coaching distingue-se de Motivação extrínseca e Palestras motivacionais, Terapia, Consultoria, Aconselhamento, Formação, Consultoria, Mentoring…

O Coach:

  • NÃO é um terapeuta e NÃO pode sequer substituir-se ou interferir ao trabalho de um Psicólogo
  • NÃO é um motivador nem um palestrante que faz discursos apelativos ou frases bonitas
  • NÃO é um conselheiro que dá conselhos sobre como o outro deve conduzir o seu caminho
  • NÃO é um consultor com soluções para o coachee
  • NÃO é um formador e por isso não ensina nada a ninguém

Coaches devem nortear a sua atividade por sólidos princípios éticos e de boas práticas. Pode consultar o CÓDIGO DE ÉTICA defendido pela SPCP aqui, do qual ressaltamos os seguintes parâmetros e princípios éticos basilares:

  • Confidencialidade: o Coach está comprometido com a observância do segredo profissional
  • Compromisso: o Coach compromete-se a ajudar o seu cliente a alcançar os seus objetivos, apoiando-o constantemente no seu processo evolutivo
  • Respeito: o Coach tem um profundo respeito pelo ser humano e acredita no potencial do seu cliente, sem opinar ou interferir com sugestões pessoais
  • Honestidade: em toda a sua atuação, o Coach é guidado pela honestidade e integridade, como valores invioláveis
Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional